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APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE IMPRESSÃO DA MEDULA ESPINHAL EM 3 DIMENSÕES COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA DISCIPLINA DE FISIOLOGIA DO CURSO DE MEDICINA DO CAMPUS LONDRINA

TOMASZEWSKI, Thomas de Oliveira ¹; AOKI, Roberto Masahiko ³; BLANCO, Eleonora Elisia Abra ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Câmpus Londrina –
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Câmpus Londrina

Introdução: Alguns desafios são apresentados no ensino do curso de Medicina, principalmente no aprendizado relacionado a estruturas anatômicas dedimensionalidade complexa. A neurofisiologia apresenta processos que são altamente organizados e bastante difíceis de compreender à primeira vista, de acordo com a maneira como a informação é apresentada. Certas funções do sistema nervoso e seus mecanismos de controle envolvem estruturas compostas por partes extremamente delicadas e microscópicas, que são apresentadas em ilustrações impressas em duas dimensões. Isso impede uma visualização satisfatória para o aprendizado. Experiência anterior demonstrou que o uso de peças impressas em 3D no ensino de neurofisiologia favoreceu o entendimento sobre o assunto. Objetivos: Assim, esse projeto buscou criar modelos didáticos de estruturas da medula espinhal para serem utilizadas no ensino da neurofisiologia. Materiais e método: Metodologia: Foram selecionadas figuras bidimensionais da medula espinhal para a criação de modelos tridimensionais. Para isso, foram desenvolvidas modelagens tridimensionais em computer-aided design (CAD) e manufatura aditiva – popularmente conhecida como impressão 3D – para produzir as peças. O projeto foi desenvolvido em conjunto com o curso de Engenharia da Produção, que ficou responsável pelo desenvolvimento do modelo para posterior impressão em 3D. As peças foram impressas em impressora de filamento Voron 2.4 com módulo multimaterial ERCF v1.1. Resultados: desta impressão, obtiveram-se as peças em 3 dimensões da medula, com a representação das entradas sensoriais (raiz dorsal) e saídas dos neurônios motores (raiz ventral), bem como dos núcleos motores e sensoriais na substância cinzenta da medula. Além dessas, foram produzidas outras peças da medula espinhal demonstrando, na substância branca, as estruturas das vias sensoriais (ascendentes) e das vias descendentes (motoras e vegetativas). As estruturas foram criadas de tal forma que possibilitem aos estudantes fazerem montagens como “quebra-cabeça”, facilitando a compreensão do assunto abordado. Considerações finais: agens e as impressões foram feitas de acordo com o objetivo traçado no projeto. Essas peças serão empregadas no presente semestre como material didático para o ensino de neurofisiologia

Palavras-chave: Neurofisiologia; Impressão-3D; Medula espinhal.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBITI.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador

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