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BASES TEÓRICAS PARA O MAPEAMENTO E FRAMEWORK DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA PROFESSORES

SOUZA, Gabrielle Nogueira ¹; SILVA, Otto Henrique Martins da ²
Curso do(a) Estudante: Licenciatura em História – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Física – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

Introdução: O trabalho discute a presença crescente da tecnologia no cotidiano e seu impacto na educação, destacando o debate sobre o uso de dispositivos móveis em sala de aula. Embora essa controvérsia seja relevante, o foco da pesquisa é mapear o nível de letramento digital de professores e alunos da educação básica, avaliando suas competências digitais por meio de frameworks específicos. O estudo evidencia que, apesar do acesso aos recursos tecnológicos, muitos docentes não se sentem preparados para utilizá-los pedagogicamente, revelando uma lacuna na formação profissional. Assim, o problema central da pesquisa é a falta de preparo dos educadores para integrar a tecnologia de forma eficaz ao ensino, o que compromete seu uso pedagógico significativo. Objetivos: A pesquisa tem como objetivo mapear o nível de letramento digital de docentes da educação básica de Curitiba e outras regiões do Brasil, com foco na familiaridade com sistemas e plataformas digitais utilizadas em contextos educacionais. A investigação busca compreender até que ponto os professores estão preparados para utilizar essas tecnologias de forma pedagógica, superando o uso básico de dispositivos. Materiais e método: Para isso, foram desenvolvidos frameworks teóricos baseados em referenciais sobre competências digitais, os quais foram aplicados a docentes da educação básica com o intuito de identificar dificuldades recorrentes, lacunas formativas e o grau de domínio das ferramentas digitais. A metodologia adotada consiste em uma revisão bibliográfica que reúne artigos científicos e reportagens jornalísticas. Resultados: A análise dessas fontes revelou que os principais desafios enfrentados pelos professores incluem a falta de formação continuada, a ausência de infraestrutura adequada nas escolas públicas, fatores que dificultam a integração efetiva da tecnologia ao processo de ensino e aprendizagem. As matérias jornalísticas consultadas complementaram a perspectiva acadêmica ao trazer dados sobre a realidade cotidiana das instituições de ensino, oferecendo exemplos práticos de limitações. Considerações finais: Como resultados parciais, constatou-se que o uso de tecnologias na educação não depende apenas da oferta de recursos materiais, mas exige investimento em capacitação docente, políticas públicas consistentes e estratégias pedagógicas coerentes com o cenário digital. A parte final da pesquisa envolve a análise dos dados coletados por meio dos frameworks, consolidando as contribuições do estudo.

Palavras-chave: Competências digitais; Frameworks; Tecnologias digitais; Formação continuada; Professores.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBITI Jr.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador

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