ABORDAGENS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS, COM O USO DE REALIDADE VIRTUAL E REALIDADE AUMENTAD PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Introdução: O presente relatório apresenta os resultados da pesquisa de iniciação científica desenvolvida no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da PUCPR, com foco no uso de Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA) no ensino de Ciências Exatas na Educação Básica e no Ensino Superior. Apesar de a educação não ter acompanhado o ritmo das demais áreas no uso de tecnologias, o Centro de Realidade Estendida contribui para aproximar esses recursos dos estudantes e professores da educação básica, auxiliando na elaboração de práticas pedagógicas mais eficazes e na melhoria da compreensão dos conteúdos. Objetivos: A pesquisa teve como objetivo analisar e propor abordagens metodológicas para o ensino de Ciências Exatas com o uso de Realidade Virtual e Realidade Aumentada, mapeando softwares disponíveis no Centro de Realidade Estendida da PUCPR, avaliando seu potencial pedagógico para favorecer a aprendizagem significativa e sugerindo exemplos de aplicação em conteúdos de Matemática, Física e Biologia. Materiais e método: O estudo adotou abordagem qualitativa, exploratória e bibliográfica, organizada como estudo de caso. Foram realizadas revisão de literatura, mapeamento de softwares imersivos do CRE e análise pedagógica de suas potencialidades, com base em critérios relacionados ao engajamento dos estudantes, à visualização de conceitos abstratos e à promoção da aprendizagem significativa. Resultados: Os resultados indicam que o uso de tecnologias imersivas, como a RA e a RV, pode promover maior engajamento dos estudantes, facilitar a visualização de conceitos abstratos e contribuir para práticas pedagógicas mais significativas, desde que acompanhadas de metodologias adequadas. O relatório apresenta diversos exemplos de aplicações didáticas em diferentes áreas do conhecimento, demonstrando a viabilidade do uso dessas ferramentas mesmo em contextos de ensino básico. Considerações finais: Conclui-se que a integração de tecnologias imersivas ao ensino pode representar um avanço no campo da inovação educacional, desde que haja formação docente adequada e infraestrutura compatível com as demandas tecnológicas.
Palavras-chave: Realidade Virtual; Realidade Aumentada; Ensino de Ciências; Tecnologias Educacionais; Educação Básica.
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