O USO DA PLATAFORMA KAHOOT COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DO PROCESSAMENTO DE MATERIAL ODONTOLÓGICO
Introdução: Este trabalho teve como proposta a construção e validação de uma tecnologia educacional voltada ao ensino do processo de esterilização de materiais odontológicos, utilizando o aplicativo Kahoot como ferramenta interativa. A escolha do tema está relacionada à importância da biossegurança nas práticas clínicas e a necessidade de capacitação dos profissionais da área da saúde bucal quanto ao s protocolos de limpeza, desinfecção e esterilização de instrumentais, prevenindo riscos de infecção cruzada e promovendo segurança para pacientes e equipe de atendimento. Objetivos: O objetivo geral foi desenvolver uma tecnologia educacional interativa, baseada em questionários no aplicativo Kahoot, com foco na capacitação de estudantes e profissionais da odontologia e áreas afins quanto ao processo de esterilização dos materiais odontológicos. Entre os objetivos específicos estão: desenvolver quizes educativos com linguagem acessível; ilustrar os procedimentos por meio de imagens reais; validar o conteúdo com juízes especialistas; e avaliar a eficácia da ferramenta junto ao público-alvo. Materiais e método: Trata-se de um estudo metodológico que envolveu a construção e validação de uma tecnologia de ensino baseada em jogos interativos. A elaboração do conteúdo foi fundamentada em revisão de literatura, normas da Anvisa e do Conselho Federal de Odontologia. O material foi construído por meio de quizes no aplicativo Kahoot. A validação envolveu análise de juízes especializados na área da saúde e educação, bem como aplicação junto ao público-alvo (estudantes de odontologia, técnicos, auxiliares e profissionais de CME), que avaliaram clareza, aplicabilidade e relevância do conteúdo. Resultados: Espera-se que, após a aplicação da tecnologia, os participantes apresentem maior compreensão sobre as etapas do processo de esterilização, reconhecendo a importância de cada fase. O uso do Kahoot favoreceu o engajamento, a memorização e a análise crítica das situações apresentadas, tornando o aprendizado mais dinâmico e acessível. A validação pelos juízes e pelo público-alvo confirmou a adequação dos conteúdos e a pertinência da proposta como recurso complementar na formação em biossegurança odontológica. Considerações finais: A utilização do aplicativo Kahoot como tecnologia educacional contribuiu para o fortalecimento da educação continuada em saúde bucal, promovendo conhecimento técnico de forma lúdica, interativa e acessível. A proposta alcançou seu objetivo de sensibilizar estudantes e profissionais para a importância da esterilização segura, promovendo uma prática clínica mais responsável.
Palavras-chave: Esterilização; Biossegurança; Odontologia; Educação em Saúde; Kahoot.
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