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CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIAS PARA ENSINO DE ATENDIMENTO ÀS EMERGÊNCIAS PARA LEIGOS: “PARA ONDE IR?”

CONTADOR, Victória Novak ¹; MODESTO, Ana Paula ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

Introdução: No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) organiza-se em diferentes níveis de atenção que se articulam para garantir cuidado integral e contínuo. Destacam-se as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e, em alguns estados, o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (SIATE 193). Entretanto, muitos usuários enfrentam dificuldades para identificar qual serviço acionar em situações de urgência/emergência (SIATE ou SAMU), ou qual instituição buscar (UPA ou UBS). Diante disso, a difusão de conhecimentos sobre o SUS ainda se mostra necessária, justificando este trabalho. Objetivos: Criar, construir e validar uma tecnologia leve e dura, por meio de um jogo de cartas intitulado “Para Onde Ir?”, abordando situações de urgência e emergência que envolvem os serviços SIATE, SAMU e os diferentes níveis de atenção do SUS. Materiais e método: Estudo metodológico com desenvolvimento e validação de jogo educativo. Utilizou-se abordagem mista voltada à construção de instrumentos e técnicas para melhorar sua confiabilidade e validade. Resultados: O jogo foi estruturado em um baralho com 20 cartas e um manual. Seis cartas explicam conceitos e funções, quatro envolvem casos para UBS, três para SAMU, quatro para SIATE e três para UPA. Cada carta apresenta um caso clínico, uma figura ilustrativa e uma pergunta com resposta ao final. A validação pelos juízes apontou percepção positiva quanto à usabilidade. A análise entre alunos, antes e após a ação educativa, indicou avanços significativos em algumas áreas e desafios em outras. Considerações finais: A tecnologia educativa mostrou-se eficaz, compreensível e bem recebida. O jogo promoveu aprendizagem lúdica e contextualizada sobre o SUS, estimulando engajamento e participação ativa dos alunos.

Palavras-chave: Educação em Saúde; Primeiros Socorros; Sistema Único de Saúde; Serviços Médicos de Emergência; Atividades Lúdicas.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBITI.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador

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