Logo PUCPR

ANÁLISE PROSPECTIVA DA PRESCRIÇÃO MÉDICA COMPARADA AOS RESULTADOS DO SMART CDSS: O USO DE UM APLICATIVO PRESCRITOR NO COTIDIANO HOSPITALAR EM INFECÇÕES SISTÊMICAS

CASTAGNOLI, Milena Maria ¹; MORAIS, Lucas Oliveira de ³; PILLONETTO, Marcelo ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

Introdução: A resistência antimicrobiana (RAM) é um grave problema de saúde global, impulsionada pelo uso excessivo de antibióticos e com projeções de impactos devastadores na saúde e na economia. No Brasil, o combate à RAM evoluiu de um sistema de vigilância inicial em 2006 para um plano de ação nacional em 2016. Em resposta a essa urgência, sistemas de apoio à decisão clínica (CDSS) surgem como uma solução tecnológica para guiar prescrições mais seguras e conscientes. Objetivos: Este estudo, de tipo observacional retrospectivo, busca, especificamente, avaliar e aprimorar um desses sistemas, o SMART-CDSS, comparando suas prescrições com as de especialistas e de testes de sensibilidade de pacientes, para garantir que o software seja eficaz no combate à resistência. Materiais e método: O estudo incluiu pacientes com urocultura positiva, teste de sensibilidade a antimicrobianos e prescrição empírica, enquanto excluiu aqueles com prontuários incompletos ou sem diagnóstico de pielonefrite. Para a pesquisa, foi utilizada a funcionalidade disponível do back-end do SMART-CDSS, que ainda está em desenvolvimento, possibilitando a inserção de dados atualizados para avaliar o sistema. Resultados: O aplicativo apresentou uma baixa taxa de acerto de 18,3% nos casos de pielonefrite, acertando pelo menos uma das três prescrições sugeridas. A análise comparativa mostrou que o sucesso do aplicativo foi significativamente maior em pacientes com menor média de idade e em gestantes/lactantes, sem diferenças notáveis em relação ao sexo. Considerações finais: O SMART-CDSS representa um avanço significativo na luta contra a resistência antimicrobiana, ao oferecer suporte à decisão clínica para uma prescrição mais racional de antibióticos. Contudo, para que seu potencial seja plenamente realizado, é crucial que haja seu constante aprimoramento e validação, assim como promoção de sua adoção pelos profissionais de saúde.

Palavras-chave: Resistência Antimicrobiana (AMR); Suporte à decisão clínica; Prescrição; Inovação; Antibióticos.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBITI.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.