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O IMPACTO DA FAKE NEWS NA VACINAÇÃO NO BRASIL

DIEHL, Helena ¹; COLOMBO, Renan ²
Curso do(a) Estudante: Design – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Jornalismo – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba

Introdução: Essa pesquisa investiga os impactos da disseminação de fake News sobre vacinação no Brasil, considerando o impacto direto da desinformação na diminuição vacinal e consequentemente, na queda de cobertura imunológica da população. No contexto atual, em que o fluxo de informações falsas pelas redes sociais se intensifica, faz-se urgente buscar compreender como essas narrativas influenciam o comportamento social e diminuem a confiança da população em campanhas de vacinação. O estudo parte da hipótese em que as fake News relacionadas as vacinas se compõem de estratégias visuais e discursivas persuasivas, construídas para gerar uma desconfiança populacional, o que compromete a efetividade da saúde pública. Objetivos: A pesquisa tem como objetivo analisar de forma critica os principais canais de compartilhamento dessas desinformações, identificar os argumentos mais utilizados nas campanhas antivacinas, e compreender o impacto dessa desordenação informacional na percepção da população brasileira sobre imunizantes. Materiais e método: Como metodologia, foi adotado a revisão bibliográfica e análise de conteúdo de postagens em redes sociais, focando em publicações que que contenham informações falsas ou distorcida sobre as vacinas. Resultados: Os resultados desta pesquisa indicam que as Fake News se apoiam em elementos emocionais e representativos, deslegitimando informações científicas concretas e contribuindo para o avanço da desconfiança nas vacinas. A partir disso, foi construído a proposta de desenvolvimento do protótipo de um site educativo baseado no “Manual JORNALISMO, FAKE NEWS E DESINFORMAÇÃO” da Unesco, para uso de professores, como uma ferramenta para que possam aprender a se deparar com notícias falsas de uma forma descontraída. Considerações finais: Conclui-se que aprender a analisar e encontrar desinformações em redes sociais, faz-se cada vez mais necessário e que requer ações integradas entre a comunicação, educação e ciência, para que promovam o pensamento crítico, especialmente no ambiente escolar.

Palavras-chave: Desinformação; Vacinação; Fake News; Educação Midiática; Infância e Juventude.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBITI Jr.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador

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