Logo PUCPR

PREDIÇÃO DO COMPORTAMENTO DE COMER CAMA UTILIZANDO REGRESSÃO LOGÍSTICA

ALMEIDA, Lucas Hegler Borges de ¹; JIMENES, Gabriela ³; MOROZ, Michail ³; MOROZ, Michail ³; DAROS, Rolnei Rua ²
Colégio do(a) estudante: Colégio Estadual Tarsila do Amaral Francisco Munoz Madrid
Supervisor(a): Joelma Aparecida Barros Grazzioli
Curso do(a) Orientador(a): Medicina Veterinária – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

Introdução: O comportamento de ingestão de cama por bezerros é comum nos sistemas de criação atuais e pode estar relacionado ao estresse, à ausência de estímulos ambientais e à manifestação de comportamentos orais não nutritivos. Objetivos: Este estudo teve como objetivo descrever e predizer esse comportamento com base em variáveis comportamentais, fisiológicas e de manejo, utilizando regressão logística. Materiais e método: Foram utilizados dados de um estudo com 145 bezerros, com diferentes idades de pareamento (formação de dupla). Os animais recebiam colostro nas primeiras horas de vida e eram alimentados com 6 litros de leite por dia até os 60 dias, depois essa quantidade era reduzida gradativamente até os 80 dias de vida (desmame), além disso, água e ração eram oferecidos ad libitum. O material da cama dos bezerros era composto inicialmente por palha nos primeiros dias de vida e depois substituído por maravalha. Observações comportamentais foram realizadas cinco vezes por semana (7 scans no período da manhã e 7 scans no período da tarde) e os dados organizados com bezerros divididos em um grupo que comeu cama e outro controle, para posterior análise preditiva por modelos lineares generalizados mistos com distribuição binomial e regressão logística. Resultados: Ao final, 79,22% dos bezerros ingeriram cama pelo menos uma vez. A ingestão de cama foi mais frequente em bezerros com maior tempo de inatividade, mais velhos, que realizaram mais comportamento de brincadeira, puros da raça holandesa e pareados tardiamente. Já o consumo de ração, o comportamento exploratório, a ocorrência de diarreia e o pareamento precoce reduziram significativamente o comportamento de comer cama. Considerações finais: Os resultados mostram que mudanças simples, como estímulo à alimentação, à exploração e o pareamento precoce, podem minimizar a ingestão de cama. Conclui-se que esse comportamento é influenciado por múltiplos fatores e que sua compreensão é essencial para promover o bem-estar dos bezerros e prevenir riscos à saúde.

Palavras-chave: Bezerros leiteiros; Comportamento oral; Bem-estar animal; Observações comportamentais; Ingestão de cama.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBITI Jr.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.